sábado, março 01, 2008

Depende dos teus olhos... III

Ontem - isto é - há uma hora e tal atrás, um amigo perguntou-me uma pergunta que - diz ele - só teria lata para me perguntar a mim. Perguntou-me qualquer coisa como Se nós podemos fazer-nos acreditar em algo que inventemos, como poderemos ter a certeza de que aquilo que estamos a viver é a realidade?. Era uma pergunta que eu já me tinha feito a mim própria...portanto foi relativamente fácil desenvolver uma resposta. Ficámos uns minutos à conversa.
Eu já tinha pensado nisso...mas nunca tinha posto a coisa em termos práticos e...sólidos.
De facto, como poderemos alguma vez saber que aquilo que vemos é real?
Como saberemos se não estamos, por ventura, a ser imaginados por alguém?
>
Sim, os olhos olhos dizem-nos que as coisas são assim. Lá está: os nossos olhos. Quem nos diz que são esses olhos que estão certos? (E isto leva-me a duvidar se sou eu que vejo mal ou se é o daltónico...) Não nos é dito que só vemos aquilo que queremos ver? Então será que o monitor que está à minha frente é mesmo rectangular? Como é que eu sei que esta forma não é fruto da minha imaginação? Como é que eu sei que não estou, neste preciso momento, a dormir?...
>
>
>
Talvez seja por isto que gosto tanto do Matrix...

1 comentário:

Boop disse...

:)
As tuas reflexões deixam-me quase sempre com um sorriso1
É que gosto de te ver (ler) a pensar1

Se calhar não existe essa coisa da verdade sobre algo.
Existem várias formas de se olhar para uma mesma coisa. Vários vertices de observação. Qual deles está certo? Imagina um cubo mágico, com uma faxe de cada cor. dependendo de como se olha vê-se uma cor diferente! odas elas correctas.
É assim que vejo o mundo! Como um cubo mágico...