terça-feira, julho 01, 2008

24 XPTO : mais que um fim-de-semana

Como dizia lá no site, foram 24 horas em que, no encontro com Cristo, nos pudémos encontrar connosco próprios, e com centenas de outros que quiseram ser XPTO. O 24 XPTO foi um acontecimento para todos os jovens, querendo festejar:

o início do ano Paulino, convocado por Bento XVI;

os 30 anos de bispo do Senhor Patriarca, estando com ele;

as ordenações sacerdotais da nossa diocese.

Foram 24 horas de verdadeira comunhão, de verdadeira partilha, foram 24 horas em que vivemos e testemunhámos Cristo nas nossas vidas. Tudo começou na Sé de Lisboa, às 18 horas de sábado, onde nos reunimos com o cardeal Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, que respondeu às nossas perguntas com um sentido de humor que surpreendeu muitos. Jantámos no chão de Lisboa, junto à Igreja de S. Nicolau, e partindo daí, caminhámos nas pegadas de Paulo, o último dos apóstolos. Caminhámos por Lisboa: passámos por Santos, pelas Docas, com as nossas velas, com os nossos cartazes, com as nossas orações, e vencemos todos os olhares e comentários de desaprovação que nos foram atirados pelo caminho. Por onde passávamos íamos parando o trânsito: íamos a caminho de Cristo, creio que tudo o resto podia esperar.

Muitos não chegaram a dormir: a adoração durante a noite era bem mais importante. Estávamos quentinhos, no Mosteiro dos Jerónimos, e a animação era feita por vários grupos de jovens da Diocese de Lisboa. No domingo de manhã começaram as viagens missionárias. Só posso falar da minha: O Anúncio na Cidade. Foi-nos dado um cartão 7 Colinas, para que pudéssemos deslocar-nos por Lisboa, e confiada a missão de evangelizar na rua. Vinte e poucos adolescentes juntos, evangelizando na estação do Cais do Sodré, em sintonia com as outras centenas que evangelizavam com a mesma força - chamada Cristo - noutros pontos da cidade.

O encontro acabava com as ordenações sacerdotais, também no Mosteiro dos Jerónimos, mas creio que nenhum de nós acreditou que o XPTO acabava ali, de facto. Penso que soubemos, a determinada altura, que iríamos repetir os mesmos gestos e ser invadidos pelo mesmo Espírito ao longo da nossa vida.

5 comentários:

Anónimo disse...

Having fun reading of your blog.


berto xxx

misguided ghost disse...

uhh encontrei o teu blog :D
Well ... wasn't that hard visto que o tens no hi5, mas só agora o resolvi visitar e deparei-me logo com o post do 24XPTO!uh uh eu não fiquei lá o tempo todo, mas até ao momento que fiquei adorei cada segundo. Sâo estes tipos de acontecimentos que nos fazem crescer como pessoas e como irmãos de Cristo. Jesus ama-nos bué e nunca, algum dia, duvidarei disso!
Gostei muito do teu blog Anita, escreves muito bem :)
Beijinho miúda!!

misguided ghost disse...

upss, pensei que desse para perceber pelo blog... sou a Cátia Liliana pah x)

Hugo Sousa disse...

De facto, devo concordar contigo na parte onde dizes, e muito bem, que o XPTO não acabava ali. Toda esta actividade foi um exemplo de como ser XPTO, e a nossa obrigação é de repeti-lo ao longo da vida. Quem corre por gosto não cansa!!! E o maior prazer é correr com Cristo para todo o lado.
Só Ele nos pode dar o essencial, e a nossa missão na Terra é distribuir essa "essência essencial".
Um grande beijo do Hugo (o ex-seminarista).

Jesus é O maior!!!

Anónimo disse...

ola desde ja desculpa a invasão..
mas tambem tive no 24xpto infelizmente a partir a viagem n pude ficar mais...mas sou da mesma opinião que tu e para mim o 24xpto tb n acabou por ali...melhor n acabou sequer visto n ter chegado a actividade que era o regresso a comunidade