sábado, junho 28, 2008

Que faisons-nous pour sauver la planète?

Aqui há uns tempos, a minha stora de Francês fez-me esta pergunta. Esta é a tradução da minha resposta.
.
Nós já fizemos tudo para salvar o planeta, não vale a pena fazer mais nada.
Nós já destruímos – e fizemos desaparecer – milhares e milhares de espécies animais e vegetais. Elas não poderão voltar, nunca mais. Ninguém as voltará a ver. Ninguém as poderá sentir, nem sequer imaginar.
Nós já destruímos o equilíbrio frágil dos ecossitemas - somente as ratazanas e baratas progridem sem problemas. Nós já contaminámos irreversivelmente os oceanos. As marés negras, o lixo industrial, os desperdícios químicos continuam a ser sistematicamente depostos no nosso caixote-de-lixo preferido. Nós já pusemos em órbita toneladas e toneladas de aço que, um dia destes, ainda hão-de começar a cair-nos em cima da cabeça (o Astérix tinha razão !).
Nós até já triunfámos na difícil tarefa de destruir a camada de ozono, nas regiões mais longínquas da atmosfera. Mais nada a dizer ! Não podemos desculpar-nos com a ignorância ou a falta de aviso ! E é por isso que podemos afirmar , sem a mínima dúvida : já fizemos tudo para salvar o planeta.
Hoje mesmo, alguns ainda tentam adiar o extermínio desta raça culpada. Insistem em pequenos gestos que – segundo eles – farão a diferença. Falam de reciclagem, da protecção das espécies, da economia de água, de energias alternativas - sem risco de poluição para o planeta... Mas é esta mesma raça viciosa quem o destrói, é esta mesma raça venenosa quem consome o oxigénio e produz dióxido de carbono.
.
Eu acredito : ele será salvo , o nosso planeta.
Infelizmente, sem nós.
.
E viva a Largartinha, que me fez voltar a pensar neste assunto e neste texto.

6 comentários:

lagartinha disse...

Anita
O teu texto está muito bom!
Obrigada pela alusão à Lagartinha.
Agora, será que não queres publicar este texto também lá no clube? Era um contributo muito bom,pois tudo o que ponha esta malta a pensar um pouco...
Beijinhos e mais uma vez obrigada

Anónimo disse...

Bem inda és mais pessimista que eu... lol... Deixa lá... Se eu neste momento morresse morria contente, e um dos muitos motivos que me faz feliz é ter-te conhecido... E não é a poluição e afins que me vai estragar essa felicidade...

BJX FFX

Anónimo disse...

Oi Ana,
Não deixes de acreditar na espécie humana. Já fizemos muita coisa má e continuamos a faze-lo, mas temos tudo para mudar. É preciso acreditar e lutar sempr por acordar os que nos rodeiam desse sono comodista. É possível dar a volta a isto. O buraco do ozono está a diminuir em consequencia das medidas q foram tomadas.É necessário agir, não desistir. Acho q o mundo ficaria muito sem sabor se desaparecesse a humanidade pois nós somos reflexo de muitos dons que Deus nos dá.Nós podemos salvar o mundo, e a prova disso é q Deus continua a confiar em nós, dá-nos a liberdade e confia q somos capazes de a usar.
Acredita. Age.
Beijinhos
Rui (24 XPTO)

Inês disse...

Olá Anita! Obrigada pelas palavrinhas no meu cantinho! Virei visitar-te mais vezes!

Kisses
Triguinha

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anita disse...

Queria deixar bem claro que qualquer comentário que não esteja assinado será eliminado de forma visível deste blog. Foi este o caso do anterior comentário, que foi removido por mim, como se pode ler.

Todos temos direito a dizer o que pensamos, e é isso mesmo que espero quando vejo qualquer comentário - uma opinião sincera de cada leitor - mas creio que, por termos esse mesmo direito de exteriorizar o que pensamos, temos também o direito e o dever de o reivindicar.

Queremos opinar, queiramos dar a cara.

Assinem por favor.

Cordeais cumprimentos
Anita