sexta-feira, março 30, 2007

A Tua Rua, por Ana Campos

É-me fisicamente impossível Estar onde quero, neste momento. Resolvi apagar as luzes E libertar o meu pensamento. Daqui de dentro não devo sair: É tarde. E não te sei mentir. Ainda que não possa, A rua chama, A noite chora, (salpicando o céu) A lua brilha... Sempre e sempre sem ninguém reparar, Parar a olhar Deter o compromisso e o horário A obrigação e o dever O fazer mas não querer... Onde quero estar, não estou e onde podia estar, Estás tu no meu lugar. Deita o puto Ele há-de ser homam. Abandonará essa rua. Seguirá sua vida. Esquecer-se-á da lua. A tua rua é um lugar espectacular. Não é tua; No entanto, vives lá tu. Contigo e por ti Vivem e passam montes de pessoas. Isso a torna tão especial. Todas têm a sua vida, O seu problema por resolver, Os seus sonhos e inutilidades. Só reparam em ti quando lá não estás. Porque pensam Ena, não está ninguém na rua. Podias estar lá, mas não estás. Se lá estivesses, em ti teriam passado o olhar e seguido o seu caminho. No máximo e no mínimo Estaria alguém na rua. Naquela, Também tua. Mas, para repararem em ti, ainda tem de faltar o resto das pessoas. Para lá não estar ninguém, excepto o puto que pensar e observar que à sua volta não existe Ninguém. A tua rua é um espectáculo, Vai dar a um sítio. Há outra saída. Podes escolher: A esquerda ou a direita. Se não quiseres nenhuma, Ainda podes entrar em casa Até teres caminho por onde seguir. Os carros passam, Estende-se o nevoeiro, Acorda o sol, Passa das nove e já tudo saiu. A porta bateu.
E o puto sorriu.
Com a pronta revisão do professor António Silva,
poema dedicado ao Daniel Correia,
que faz hoje 13 anitos...
Apanhaste-me!
...Parabéns, amigo. Que me apanhes muitas vezes mais!
Adoro-te! Mas acho que iso já tinhas percebido...

4 comentários:

Anónimo disse...

OLÁ!!!!!
Curti bue o poema tens jeito dps se escreveresum livro diz que eu vou comprar depois tornas-te uma poeta famosa i bla, bla, bla!! lool

Bjs

Anónimo disse...

E parabéns para ti tb, priminha!
Continua a viver com Alegria!
Ama!
Sê Feliz!
Um abraço parecido com aqueles que me davas há uns anitos!

Anónimo disse...

olá mana
Tu és um máximo, os teus poemas são sempre muito giros. Não tem nada haver com isto depois passa no meu hi5 e comenta as minhas fotos.
bjs da tua querida mana Raquel

Anónimo disse...

POema espectacular!!...e eu li-o antes du stor antonio**!!...loool...

-sempre adorei ax tuax kuadras..
-..sempre adorei ax tuax rimas..
-..desde de k vi este poema...axim tauh elaboraduh..
-..pensei e voltei a penxar...
-..sera k a campox tem mm jeituh pa escrever...??...
-..a rxpoxta foi KLARUH K XIM...por mim era xeguires a carreira de poeta...e nem precisavas de tirar curxuh..!!...

bjuzzxx** tuxaaaa..

P.S: km o ananiax...avisa.me kanduh escreveres um livruh...keruh ser a primeirra a le-lo!!