segunda-feira, maio 28, 2007

Faltas...

Amanhã vou para a escola. Assim como fiz todas as segundas-feiras passadas. Só que...amanhã vai ser diferente. Amanhã vai lá faltar alguém. Mas como já estava programado, não vai faltar ninguém, porque todos aqueles que se esperava lá estarem lá estarão. Ninguém adoeceu hoje à noite. Ninguém vai estar com febre amarela amanhã às 8.20h. Mas tu...tu estarás em Paris. Num centro de estágio. E tu...tu estarás em Odivelas. Num quarto fechado. Espectacular como duas das pessoas mais importantes da minha vida podem estar tão longe, fazerem tanto barulho cá dentro por cá não estarem e eu nem sequer poder dizer que eles faltam...porque toda a gente saberá que estão ambos enfiados no emaranhado de lençóis que se deram ao trabalho (ao descanso?) de emaranhar durante esta noite que começou há umas horas... Não faltam. Em lado nenhum. Exceptuando, obviamente, nos estúpidos livros de ponto das duas turmas a que pertencem vossas excelências. E mesmo assim não faltam. Estão lá as vossas caras, comprovando que ali permanecem. E para sublinhar que lá estão, os vossos professores escreverão os vossos números a tinta, nuns quadradinhos imaculados 2x2cm. Não posso nunca dizer que sinto a vossa falta. É absurdo. Primeiro, porque já sabia que cá não íam estar, por isso a vosa ausência já era esperada, logo, cumprir-se-ão as presenças que pensámos que íam existir, de modo que VOCÊS NÃO FALTAM. Assim, não se pode sentir a falta de algo que não está a faltar. Depois, se "sentimos a falta", é porque algo - aquilo que falta - existe. Então não falta. Exerce funções vitais - ou não - noutro lugar. Mas como são delimitados os lugares? Por paredes? Nas paredes há coisas a viver. Uma coisa que viva de um lado da parede está num lugar diferente de outra que esteja a 2 mm, dentro da parede, ou a 4 cm, do outro lado da parede? E as florestas que vão secando e descendo até aos desertos? São lugares diferentes? Mas não há paredes! Nem muros! Nem limites! Então não há lugares, mas sim lugar. Estamos todos no mesmo lugar. Então ninguém falta. E não se pode sentir a falta de algo que não falta. Por último, sentir a falta é, por si só, estúpido. Se algo, por muito teimoso que seja, falta...então não se sente. A falta é um vazio, um buraco por preencher. E o vazio não se sente. Assim como não se sente aquilo que não há no buraco. Não se pode sentir a falta de nada. Pode pensar-se na ausência física de algo no raio de 2cm. Nunca numa falta. E não se pode sentir a falta de algo que pura e simplesmente não pode faltar. Amanhã vou acordar sem querer acordar, interrompendo um sonho qualquer, rasgando o quentinho do MEU emaranhao de lençóis....como sempre. Como qualquer segunda-feira. E onde estarão vocês? Eu sei. Vocês não. Eu digo: no meio de mim.

2 comentários:

Boop disse...

Um não lugar... um sim lugar...

Se calhar os únicos "não lugar" são aqueles por onde passamos sem ficar- uma paragem de autocarro, uma página na internet.. (se bem que às vezes, por qualquer arte mágica, estes se transformem em "sim lugar"...)

Esses lugares que falar são sem dúvida pertença tua! De gente que fica, se demora, toma um chá com biscoitos e vai olhar para as estrelas. São "sim lugares"!
E quem disse que o vazio não ocupa espaço? às vezes ocupa tanto espaço que não nos deixa pensar em mais nada... não será o caso! Imaginote com espaço para muitos "sim lugar"s
:)

Anónimo disse...

oix nha tuxa...sabes??..

...fazx textux emocionantes..
...emocionaste.me karaçax...
vou maix falar pelo xingular..(akele k ta nu kuarto em odivelax e tal...)..

...e verdade k ele esta presente..(peluh menux pa ti e pa mim...)..ká dentruh..está..

Adoro.o mm...ele é kase td pa mim...é uma das pexoax k maix falta faz neste mundo..é a pexoa k é du mais importante k existe pa mim...é TUDO!!..

É u MEU melhor amiguh..é um dux amigux em k maix poxuh konfiar na vida...pa tdx ux kasos..desde trixtexax a xorrixox...

ELE É TUDO!!...

..é u k m fex aguentar ux problemax desde 2005..

u anuh em k u konheci..em k paxei momentux emocionantes..divertidissimux...paranormais...impressionantes...(apaixonados..:p..)...de todos ox sentimentux...(bonx..klaruh..)..

ELE é u k exixte de melhor pa mim...e certamnte pa tdx nox...

É verdade..ninguem..(excepto algumax) se apercbe k ele esta a faltar..ou a sofrer..ou a rir...ou a xorar..

xo respondem kanduh ux stores perguntar...kem falta??..

e eles respondem...u nº...(tu sabes..)..
é verdade...simplxmnte ta escrituh u nome dele nu livruh de pontuh...
maix nd..
PA MIM..tá escrituh em TDX ux sitiux..é u nome maix presente..!!

EU...ADORO_O..

....bjuzxx pa ti...dxclp..ser tauh gande...