quarta-feira, setembro 30, 2009

O início.

Não é difícil despedires-te. É chegares ali, àquela barreira, seja onde for que a criares, e dizeres Adeus. É o bastante.
Aí colocas tudo o que sentes. Não por te estares a despedir, mas por ser assim que a vida se vive. Não será necessário mudares o modo de viver por uns minutos - aqueles, a despedida - ninguém quer que sejas outro quando te despedes.
Porque a despedida é unicamente uma coisa que dizes. Di-lo, sem medo de dizer. As palavras não te vão comer. Não evitará a partida o facto de adiares as palavras. Diz tudo, diz cedo, e depois cala-te. É relativamente fácil. E bastará, ainda que não pareça.
Alguém dizia que quando nos aproximamos do final, voltamos sempre ao início. O início. Todos os inícios são uma história, e quase todos são mais que uma história. Contamo-la ao nosso ninguém como a uma criança - uma história mais ou menos apetitosa: consoante o tamanho do sorriso que trouxer.
Bem vistas as coisas, porque não nos calamos?

5 comentários:

sara. disse...

Nunca gostei de despedidas e por isso tenho-me despedido das pessoas de que mais gosto (q normalmente tendem a partir todas a seguir umas ás outras, não sei o que se passa, devem estar a pressentir[?] alguma catástrofe como os ratos ou as baratas, não sei.)como se a fosse ver no dia a seguir e tem funcionado. No fundo sei que não as volto a ver tão cedo mas não fico com aquele sentimento de culpa de que me devia ter despedido 'melhor' ou durante mais tempo (ou se calhar fico porque podíamos sempre ter feito mais, sempre. Mas enfim, gosto de fingir que não fico) e assim! Vou ter saudades. E ao contrário do que tu dizes eu sei (mas sei mesmo) que o tenho aqui muito bem guardado algures nas minhas entranhas =)



P.S. (E a ti também, enterradinha até ao pescoço.)

Hugo Sousa disse...

O Vasquinho é o nosso pai!!!!!!!!!!!!!!

Alex Fernandes disse...

gostei muito do texto! sinceramente, odeio despedidas.
é muito triste!

JoanaC. disse...

és tão linda e escreves tão bem. era só o que eu queria dizer *

-Joana disse...

A tua foto está mesmo fofinha!