segunda-feira, agosto 28, 2006

quero lisboa!

Passei na ponte sobre o rio Arade, à noite, a caminho de Portimão, e tive saudades de Lisboa.Do cheiro a maresia entranhado na brisa que entra pela janela e nos corre no sangue, quando passamos a Vasco da Gama. De todos os cheiros. De todos os tons. De todos os sons. Do barulho irritante na faixa da esquerda na ponte 25 de Abril. Do Porto, sim, pode ter-se saudades, de toda aquela originalidade e autenticidade. Do Algarve, da Manta Rota, sim, pode ter-se saudades, por todos os bons momentos passados e guardados. Mas...de Lisboa? Não sei. Sinto que alguma coisa não está no sítio. Há falta de melhor, chamo-lhe saudades, quer o fossem quer não. Quero de novo o teatro da Trindade e o Chapitô, quero a Católica e a baixa pombalina. Quero outra vez o cavalo do Dom José com a pata direita "torta"...quero a azáfama da hora de ponta, quero a confusão na Avenida de Reis, e o cabeleireiro na Avenida de Paris, a seguir aos cafézinhos todos, esplanada atrás de esplanada, como só em Lisboa. Não sei! Sinto o vazio daquele ar, daquela cidade que me consome sem passar cavaco às tropas...e que não gosta que tenham saudades dela... Quero Lisboa! Só porque me apetece, chamo-lhe saudades, quer ela queira quer não. (texto escrito ainda em Portimão, lá na minha casita, acabadinha de chegar da Fatacil. Eram 1.13 da manhã...a 24 deste mês. pois é, meu people, cheguei ontem à noite, ou hoje de manhã, como preferirem - já passava da 1h...)

2 comentários:

Anónimo disse...

blog novo e o wearelikethis já nao existe! Ta toda a gente a perguntar se n poem mais comentarios. outra koisa, poes fotos dos teus amigox em td o lado max nunka t lembras de mim!nem m importo k m tires outra foto max lembra t de mim!!!!!!

ass: Sabes mt bem...

Anita disse...

bem, ruth, já cá tens uma foto....mas preferia que, no teu próximo comentário, fizesses um comentário ao próprio post...tah?

fika***nita